Não preciso de um Seguro de Vida Pessoal, eu já tenho um como benefício da Empresa e não pago nada.
26/jun/2019
Primeiro vamos ver as diferenças entre um Seguro de Vida Coletivo Empresarial e um Seguro de Vida Pessoal e Individual.
Em um Seguro Coletivo quem contrata o seguro é a empresa com uma avaliação de risco conforme o perfil de todos os colaboradores da empresa. As coberturas geralmente são a de Morte ou Invalidez Permanente e Total do segurado. E o valor do Capital Segurado, geralmente, é calculado conforme a renda do funcionário. Porém, o seguro coletivo é válido enquanto o segurado é funcionário da empresa ou por um período determinado em acordo coletivo após o desligamento do colaborador da empresa. Resumindo, não é seu. Outra característica é o atendimento prestado ao segurado em caso de sinistro. Quem presta o atendimento à familia quando ocorre o sinistro? O RH da Empresa? O corretor de Seguros ou a central de atendimento da seguradora? Quem organiza a documentação necessária para dar entrada no pagamento do benefício? O seguro oferecido pela empresa como benefício é necessário e já ajudou muitas pessoas, mas ele não dispensa a necessidade do Seguro Individual.
Em um Seguro Individual a avaliação de risco é feita sobre o segurado e em algumas modalidades de seguro essa avaliação é congelada quando o segurado é aprovado. Isso significa que a idade e o estado de saude do segurado não sofrerão uma reavaliação de risco, ou seja, os prêmios desse seguro não tem a atualização com a idade nem com a variação de saúde do segurado. Outra característica são as coberturas em vida que o segurado recebe (Conforme o post anterior). E independente da empresa que o segurado trabalha o seguro é dele não tem vínculo com a empresa que ele trabalha. Se algum dia o segurado decidir abrir o próprio negócio ou mudar de empresa o benefício do Seguro de Vida não sera um fator para ele se preocupar.
Ou seja, ter um seguro pela empresa é muito importante, mas isso não dispensa a necessidade de um seguro individual. Muitas pessoas já me procuraram para fazer um seguro após sairem de suas empresas, seja para abrir o próprio negócio ou para trabalhar em outra empresa que não oferecia seguro de vida, mas essas pessoas já estavam mais velhas ou com a saude alterada isso aumenta o valor do prêmio que devera ser pago pela apólice.
Veja também
Seguro de Vida e o Imposto de Renda
Devo Declarar meu Seguro no Imposto de Renda
Seguro de Vida na Pandemia
Seguro de Vida e a COVID-19
Seguro para Cobertura de Doenças Graves e Procedimentos Cirúrgicos
Contratar um seguro para Doenças Graves é Importante para garantir um confronto financeiro em uma situação delicada
Fazer um Seguro de Vida ou Investir
Algumas pessoas falam que não fazem um Seguro de Vida pois preferem outros tipos de “Investimentos”. Vamos deixar claro, Seguro de Vida NÃO É INVESTIMENTO. O Seguro de Vida complementa os investimentos. Uma pessoa que só investe está pensando em projetos de curto, médio e longo prazo. Caso ocorra algum imprevisto (Acidente ou diagnóstico de […]
Seguro de Vida Resgatável (Ou Vitalício)
Seguro de Vida Resgatável Vida Inteira